sábado, 7 de junho de 2014

ZUNGU À QUILOMBOLA

   Na minha infância detestava angu. Agora como um cozinheiro amador, acabo experimentando sabores e verifiquei que coisas que não gostava na infância, hoje aprecio.
   Nesta semana vi o "Que Marravilha - A Revanche" com a família Conceição que nos ensinou o "Zungu à Quilombola", que o Claude invetou tanto que não deu certo.
   Resolvi este final de semana reproduzir a receita da família, sem nunca ter feito angu. As dicas e explicações foram suficientes, porém sem a informação da quantidade de água que acabei descobrindo sozinho. Vamos abaixo a receita. Ficou muito bom! Acredito que parecido com o da família Conceição.





INGREDIENTES

· 1 Xícara de Fubá;

· 4 Xícaras de Água;

· 100 g de Filé de Peixe; de sua preferência. Gosto do linguado;

· 100 g de Lula;

· 100 g de Mexilhão;

· 100 g de Camarão;

· 1 Colher de Sopa de Alho picado

· Meio Molho de Coentro picado (com talo e tudo);

· 200 g de Molho de Tomate;

· 40 g de Gengibre Picado;

· Azeite Extra Virgem;

· Pimenta do Reino a Gosto;

· Sal a gosto.

MODO DE PREPARO

1. Mise en place: pique o coentro bem pequenininho, bem como o alho. Pique o peixe e a lula em cubos pequenos. Tempere os frutos do mar com sal e pimenta do reino a gosto. 

2. Em uma panela de 20 cm de diâmetro, forre o fundo com o azeite extra-virgem e refogue o coentro e o alho. Depois de refogado acrescente os frutos do mar e cozinhe em fogo médio por 25 minutos. Com 10  minutos de cozimento acrescente o gengibre. Desligue e reserve;

3. Em outra panela ferva 2 1/2 xícaras de água. Em outro recipiente, dissolva uma xícara de fubá em uma xícara e meia de água e coloque sal a gosto. Quando a água da panela estiver fervendo acrescente o fubá dissolvido e mexe até engrossar sem parar em fogo alto. Quando engrossar abaixe o fogo tampe e cozinhe por mais uns dois minutos. Desligue e reserve ;

4. O prato é servido com uma base de angu coberto com o molho de frutos do mar. Ficou especial. Nota dez!

DICA:

1. Porção para 2 pessoas, com direito a repetição;

2. Você pode comprar uma mistura pronta para paella que dá certo como opção para os frutos do mar;

3. Você pode utilizar também um mix de pimentas moída ao invés de somente pimenta do reino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário