sábado, 10 de dezembro de 2011

BERINJELA ASSADA

INGREDIENTES

· 1 Berinjela grande;

· 1 Cebola;

· 50 g de queijo parmesão ralado;

· Azeite Extra Virgem;

· Azeitona preta sem caroço;

· Sal.

MODO DE PREPARO

1. Mise en place: corte a berinjela longitudinalmente em fatias, corte a cebola em rodelas;

2. Em uma travessa refratária grande, forre o fundo com azeite extra virgem;

3. Coloque as fatias da berinjela no fundo da travessa, esfregando-as no fundo com azeite;

4. Salpique um pouco de sal sobre as fatias e regue com um pouco mais de azeite extra virgem;

5. Espalhe as rodelas de cebola e a azeitona. Salpique o queijo por toda superfície das berinjelas;

6. Deixe assando em forno a 200 graus Celsius por 50 a 60 minutos. Na metade do tempo abra o forno e regue com um pouco mais de azeite extra virgem. Verifique com um garfo que as fatias estão macias. A berinjela assada está pronta para ser servida.

DICA

1. A Berinjela[a][1] é o fruto da planta Solanum melongena, uma solanaceae arbustiva, anual, originária da Índia, considerada de fácil cultivo nos trópicos, e que pertence à mesma família do pimentão, que em Portugal é chamado de pimento, da batata e do tomate. É sensível ao frio, às geadas e ao excesso de chuva na altura da floração. A época de plantio, no hemisfério norte, é de Setembro a Fevereiro e, em regiões de clima quente, o ano todo.;

2. Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a aterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

3. Porção para duas pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário