FAZ UNS MESES ESTAVA CONVERSANDO COM UM AMIGO NO CURSO DE INGLÊS SOBRE CERVEJA E ELE FALOU: "EU SÓ BEBO A HEINEKEN, PORQUE É A ÚNICA CERVEJA PURO MALTE. TODAS AS OUTRAS LEVAM CEREAIS NÃO MALTADOS." NA HORA RETRUQUEI, POIS SOU FÃ DA TERESÓPOLIS E FALEI: "ACHO QUE A TERESÓPOLIS NÃO LEVA CEREAL NÃO MALTADO."
PASSEI A OLHAR TODOS OS RÓTULOS DE CERVEJA NA BUSCA DA COMPOSIÇÃO E REALMENTE ME ESPANTEI EM CONFIRMAR QUE QUASE TODAS AS CERVEJAS FAMOSAS NO BRASIL LEVAM ATÉ 45% DE CERAIS NÃO MALTADOS EM SUA COMPOSIÇÃO. O CEREAL MAIS UTILIZADO É O MILHO E 90% DA PRODUÇÃO NACIONAL É DE MILHO TRANSGÊNICO.
OS PRODUTORES DE CERVEJAS NACIONAIS ESTÃO DENTRO DA LEGISLAÇÃO, QUE FOI ALTERADA EM 2007, PORÉM QUASE NINGUÉM CONHECE ESTA INFORMAÇÃO.
NA MINHA PESQUISA SOMENTE AS CERVEJAS: TERESÓPOLIS, HEINEKEN, ESTRELA DE GALÍCIA, 1906, BLACK PRINCESS E PROIBIDA PRURO MALTE, SÃO PURO MALTE. O RESTANTE TODO FABRICADO NO BRASIL LEVA CEREAL NÃO MALTADO (PRINCIPALMENTE MILHO TRANSGÊNICO) QUE BARATEIA O CUSTO DO PRODUTO.
OS FABRICANTES ALEGAM, QUE O CEREAL NÃO MALTADO É PARA AJUSTAR O SABOR DA CERVEJA AO PALADAR DO BRASILEIRO. ISSO PARA MIM É UM ENGODO. É ÓBVIO QUE É PARA BARATEAR O CUSTO DO PRODUTO. IMAGINA VOCÊ RETIRAR 45 % DO MALTE E COLOCAR MILHO. É QUASE UMA CERVEJA DE MILHO. OUTRA FORMA DE MASCARAR A FARSA É AO INVÉS DE CEREAL NÃO MALTADO, COLOCA-SE CARBOIDRATOS.
NÃO É SÓ NO BRASIL QUE UTILIZAM CEREAL NÃO MALTADO NA COMPOSIÇÃO. OUTROS PAÍSES LATINO AMERICANOS TAMBÉM FAZEM USO DESSE ARTIFÍCIO.
RETIRADO DO JORNAL ZERO HORA:
"Água pura, malte e lúpulo: são esses os únicos ingredientes aceitos pela Reinheitsgebot, a Lei da Pureza da Cerveja, instituída na Baviera, região sul da Alemanha, em 1516. Muitas cervejarias artesanais ainda seguem à risca a tradição, com um adicional desconhecido na época: a levedura. Outras escolas de cerveja, como a belga, permitem maior liberdade na escolha dos ingredientes."